domingo, 28 de fevereiro de 2010

Pé de meia

Reunião das oposições deverá definir “quem é quem” na disputa estadual

Até agora ainda existe muita gente em cima do muro, no que se refere à disputa para o governo estadual.

Um exemplo vem sendo dado por alguns prefeitos ligados ao deputado federal Wellington Roberto. O deputado, que apóia Cicero Lucena e faz sérias restrições à candidatura de Ricardo Coutinho, contabiliza 60 prefeitos no seu grupo de apoio.

Acontece que muitos desses prefeitos são eleitores declarados de Ricardo Coutinho, por conta da ligação com o ex-governador Cássio Cunha Lima. Alguns, inclusive, já confirmaram que estarão participando do “encontrão” das oposições nesta segunda-feira, em João Pessoa, mesmo contrariando a orientação do deputado.

A situação dos prefeitos é complicada, pois durante 3 anos alguns conseguiram gordas emendas para os seus municípios, por intermédio de Wellington Roberto e Cícero Lucena. Com a mudança na rota política estadual, a destinação de emendas individuais este ano poderá provocar algumas perdas.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

No Brasil se aprende rápido

Deputado que escondeu dinheiro nas meias envia cartas a eleitores pedindo desculpas

Acusado de participar de um esquema de corrupção no Distrito Federal, o deputado Leonardo Prudente (sem partido) está enviando 10 mil cartas a seus eleitores pedindo desculpas por aparecer em imagens da Operação Caixa de Pandora guardando dinheiro nas meias.

As cartas são enviadas por mala-direta, com o endereço do gabinete de Prudente e o carimbo da Câmara. No texto, ele usa estratégia semelhante a do governador licenciado, José Roberto Arruda, que é a de pedir desculpas aos eleitores pelas denúncias. “Espero que você e sua família possam estar desvencilhados de pré-julgamentos e que avaliem com serenidade o julgamento que a mídia fez a meu respeito”, pede ele na carta.

Em outro trecho, Prudente ressalta que em 2010 quer trabalhar para “refutar os fatos inerentes”. E diz que o vídeo do dinheiro foi filmado em 2006, e o da oração, em 2003. “São versões maldosamente apresentadas para confundir o telespectador e gerar comoção”, informa o comunicado.

Fonte: Agência Brasil

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Artilharia pesada


O vereador Juraci Conrado voltou a descarregar artilharia pesada contra a prefeita Edna Henrique, na sessão de ontem (25) da Câmara Municipal de Monteiro.

Não poupou munição e mandou um recado direto: “não tenho medo de cara feia”.

O discurso de Conrado foi um dos mais veementes, desde o seu rompimento com a prefeita e com o deputado João Henrique.

O adjetivo mais suave usado pelo vereador foi: “prefeita sem educação”.

O ex-vereador Cici Pires, que estava na ante-sala do plenário, começou a se benzer no meio do discurso.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

João Gonçalves: o calo dos Cunha Lima

O deputado estadual João Gonçalves (PSDB) descartou na tarde de hoje qualquer possibilidade de participar do encontro das oposições que será realizado na próxima segunda-feira no Hotel Tambaú e articulado pelo ex-governador Cássio Cunha Lima. O tucano disse que não participa de encontros onde o presidente do partido não esteja: “Estou fora. Não participo de encontro onde Cícero não esteja. Tenho mais o que fazer” disse João Gonçalves.

Questionado sobre a próxima reunião da bancada do PSDB na Assembleia, o deputado revelou que a bancada tem encontro marcado para terça-feira, onde será discutido exclusivamente um sistema de rodízio nas comissões e na liderança. “Não tenho qualquer interesse mais em disputar qualquer cargo ligado ao PSDB na Assembleia. Já dei minha contribuição” finalizou João Gonçalves.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A diferença

Batinga vê equívoco e diz que conta não está bloqueada


O deputado Carlos Batinga (PSC) disse hoje (23) que é um grande equívoco a informação de que sua conta bancária está bloqueada pela Justiça Federal por causa de superfaturamento na compra de uma ambulância, por conta do envolvimento do seu nome do escândalo das ambulâncias, conhecido nacionalmente como “Operação Sanguessuga”.

Segundo ele, o bloqueio ocorreu em outubro do ano passado e por meio de recurso a conta bancária foi imediatamente desbloqueada. Sobre a indisponibilidade dos bens, Batinga disse que somente este mês entrou com recurso solicitando a disponibilidade de um imóvel rural e um apartamento.

Ele esclarece que entrou com recurso contra o processo de improbidade administrativa de N° 0002940-79.2009.4.05.8201 (2009.82.01.002940-1), movido pela Advocacia Geral Da União (AGU).

O deputado afirma que a Advocacia Geral Da União (AGU) cometeu um equívoco ao considerar que houve superfaturamento na compra de uma ambulância semi-uti para o município no valor de R$ 76 mil, quando era prefeito do município. Batinga explica que a AGU comparou o preço da ambulância com o valor de outro veículo modelo standart da marca Peugeout vendido direto na concessionária, sem considerar a adaptação para ambulância, que incluiu oxigênio, maca e outros equipamentos.
Pela AGU, o superfaturamento foi de R$ 17 mil. “ A AGU fez comparação irreal por um modelo diferente, por isso que houve alteração no preço. Considero o caso um grande equívoco”, disse o deputado.

Ele disse ainda que o processo ainda não passou pelo Ministério Público Federal e também informou que somente agora entrou com recurso pedindo a disponibilidade dos seus bens. “ Somente agora em fevereiro demos entrada na Justiça para tornara disponível meus bens. Isso deve acontecer dentro de poucos dias com o esclarecimento do equívoco”, disse o deputado.

Fonte: Ascom

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

E agora, Conrado?


Em seus pronunciamentos na tribuna da Câmara e através da imprensa, o vereador monteirense Juraci Conrado tem reafirmado a sua lealdade partidária, assegurando sempre que segue a orientação do seu partido, o PTB.

Quando o presidente estadual Armando Abílio declarou que o PTB estava com Ricardo Coutinho, o vereador foi um dos primeiros a anunciar o seu apoio, o que na época acelerou o processo do seu rompimento com o deputado João Henrique.

Agora chegou a hora da onça beber água e tirar a prova dos 9. O deputado Armando Abílio rompeu com a candidatura de Ricardo, disse que o PTB cansou de ser escanteado e não vota mais no prefeito da capital. Armando admite até mesmo apoiar Maranhão.

E agora, como fica Conrado? Vai manter a lealdade partidária?

Vice, sempre vice


Pra manter a tradição, o Vasco conquistou ontem, no Maracanã, o título de vice-campeão da Taça Guanabara 2010, ao ser derrotado pelo Botafogo por 2 X 0.

Indiscutivelmente o Vasco é muito mais time que o alvinegro da estrela solitária, mas não soube conquistar o título.

Afinal de contas, quem nasceu pra ser vice, tem que ser vice.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Abílio comunica que não vota mais em Ricardo e vai conversar com Maranhão e Cícero

O presidente estadual do PTB, Armando Abílio, projeta reunião especial do partido nesta semana para definir os rumos em 2010, mas já comunicou ontem ao ex-deputado federal Carlos Dunga que não mais votará em Ricardo Coutinho para o Governo, mesmo sendo o primeiro partido e líder político a propor o voto no líder do PSB.

Ele admitiu que vai conversar com o governador José Maranhão e o senador Cícero Lucena visando definir novos rumos da legenda na sucessão de 2010.

Comemorando


A ex-prefeita de Monteiro e atual Secretária Executiva da Saúde do Estado, Dra. Lourdinha Aragão, recebeu na noite de sexta-feira (19) na sua residência em Monteiro a visita de um expressivo grupo de amigos que foram abraçá-la em comemoração a mais um aniversário.

Dentre os amigos que foram parabenizar Doutora Lourdinha, o ex-vice prefeito César Júnior e os vereadores Bião Nunes e Raul Formiga.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Zé cresce a cada semana


O crescimento da pré-candidatura do governador José Maranhão à reeleição é um fato real que até empolgados seguidores de Cássio já admitem.

Ricardo Coutinho estaria em queda livre, enfrentando insatisfações no PTB e divisões no PSDB, partidos que até pouco tempo eram tidos como os principais pilares da sua estrutura de apoio.

Enquanto o coletivo de Ricardo trabalha na base do “já ganhou”, Maranhão adota um estilo mais sutil e busca novas composições.

Este filme já passou várias vezes: quem canta vitória antes do tempo, geralmente se surpreende.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Já ensaiando


Animado com a possibilidade de assumir o mandato no caso de acontecer a licença da vereadora Christianne Leal, o suplente Heleno de Amadeu já assistiu ontem à noite a sessão da Câmara Municipal d Monteiro.

Ficou ligado em toda movimentação, pediu informações e conversou demoradamente com os vereadores.

Ao final da reunião, alguém perguntou:

- Heleno, quando volta pra cá?

- Já comprei o palitó, agora só depende de Deus e de Christianne Leal – respondeu Heleno, sorridente.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Questão de competência

Dom Aldo Pagotto se diz arrependido sobre guia eleitoral

Em entrevista ao programa Correio Debate na tarde da quarta-feira de cinzas (17), o arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, admitiu o sentimento de arrependimento sobre a participação no guia eleitoral de um dos candidatos na eleição de 2006.

Pagotto ainda classificou de erro e justificou a atitude como precipitada. “Foi ingenuidade minha sim, mas aprendi e isso não ocorreu e nem ocorrerá mais”, garantiu.

Para o religioso, é difícil para as pessoas diferenciarem o arcebispo da pessoa Aldo, já que as duas são a mesma pessoa. “Acredito que misturar a religião com a política partidária confunde sim as cabeças das pessoas e é por isso que eu não posso dividir o padre da pessoa”, disse.

Indagado se a casacão do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), que hoje completa o aniversário de 1 ano seria uma injustiça, o arcebispo explica: “Não vou questionar a decisão judicial, os ministros estudaram e tem competência para julgar, cabe ao povo concordar ou não”, atestou.

Fonte: PB Agora

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

APOIO DIVIDIDO

Monteirenses que estiveram no Congo durante o carnaval constataram que o eleitorado daquele município deverá ficar dividido entre quatro nomes nas eleições deste ano para deputado estadual.

O ex-prefeito Zequinha Alves apoiará o deputado Quintans, enquanto o também ex-prefeito Braz Fernandes devera apoiar Álvaro Neto.

Pelo grupo do prefeito Romualdo Quirino o apoio será dividido entre os deputados Carlos Batinga e João Henrique.

MUDANÇA MAL PLANEJADA

Valeu o esforço da prefeitura de Monteiro, através da Secretaria de Cultura e Turismo em promover e divulgar bastante o Carnaval 2010.

Talvez a grande falha tenha sido a de transferir o evento para o Clube Municipal, um ambiente fechado, quando o povo nos últimos anos estava acostumado a fazer a folia no Arraial Zé Marcolino.

Ficou provado que fazer as coisas sem combinar com o povo, nem sempre dá bons resultados.

Velhos carnavais: o bloco de Cícero do Norte

Quando chegamos ao final de mais um período momesco, vale a pena relembrar os bons tempos dos saudosos carnavais de Monteiro.

O baile com orquestra de frevos no Clube Municipal, o porre de lança-perfume, a Sambacana, o boi de Carretão, o mela-mela e a irreverência do bloco de Cícero do Norte.

O bloco de Cícero do Norte a cada ano tinha um estandarte com um tema diferente. No último ano em que foi às ruas de Monteiro, o estandarte tinha o tema: O CACHORRO LAMBEU A SUA BOCA E QUEM FOR CORNO ME ACOMPANHE.

Nesse ano, talvez pelo tema do estandarte, apenas 8 ou 9 foliões acompanharam o bloco.

Quando Cícero do Norte chegou com a sua caravana em frente ao Bar da Catrevage, Piaza perguntou:

- Ou Cícero, e em Monteiro só tem essa quantidade de cornos...

O “Leão do Norte” respondeu abusado:

- Tem muito mais do que isso, é porque eles tão de ressaca.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Folia política

Neste período momesco, enquanto o eleitorado se esbalda no frevo, no axé e na cachaça, os agentes políticos (principalmente os pretensos candidatos) aproveitam a época para intensificar os contatos políticos.

O deputado Quintans, segundo a sua assessoria, percorre 10 municípios até a quarta-feira de cinzas. O deputado Carlos Batinga, mesmo descansando com a família, não desgruda do telefone e mantém permanente contato com as bases.

Depois do carnaval, faltarão pouco mais de 4 meses para as convenções partidárias que definirão as candidaturas.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Aumenta a disputa

O anúncio feito pelo ex-deputado Álvaro Neto (PMDB) de que pretende disputar o mandato de deputado estadual nas eleições deste ano, deverá esquentar ainda mais a disputa política na região do Cariri.

Pra começo de conversa, provoca baixa ao deputado Assis Quintans em Serra Branca. Se Álvaro não fosse candidato, o vice-prefeito Guilherme Gaudêncio certamente votaria em Quintans. Com Álvaro no páreo, o lado familiar poderá pesar mais.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Ô grande defensor


Quem acompanha as reuniões da Câmara Municipal de Monteiro percebe claramente que o vereador Raul Formiga (PMDB) tem sido o grande defensor do governador José Maranhão e do deputado Carlos Batinga.

Quando algum vereador levanta qualquer crítica a governo ou ao deputado, a defesa de Raul na tribuna da Câmara, é imediata e veemente.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Prevendo o futuro


Zé do Moído chegou agora há pouco com uma conversa que, em 2012, na campanha municipal de Monteiro, Conrado Raul e Doutora Lurdinha estarão juntos.

E ao ver a foto dos 3, Zé deu um pitaco: pelo menos 1 dos 3 vai estar na chapa contra Edna Henrique.E os outros 2 apoiam.

IFPB abre concurso público para professor; 11 vagas em Monteiro

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) abre inscrições para concurso público de professor substituto em seus nove Campi.

Em João Pessoa, são 18 vagas; 11 em Princesa Isabel; 11 em Monteiro; 14 em Cajazeiras; nove em Cabedelo; oito em Campina Grande; seis em Patos; seis em Picuí; e uma em Sousa.

As vagas são na área de Computação, Letras (Língua Portuguesa, Espanhol e Inglês), História, Design de Interiores, Arquitetura, Matemática, Estatística, Engenharia de Minas, Física, Biologia, Mecânica, Automação Industrial, Eletrônica, Administração, Engenharia de Minas, Geologia, Artes, Música, Desenho Industrial, Engenharia de Pesca, Pedagogia, Segurança do Trabalho, Geografia, Educação Física, Engenharia Civil, Sociologia e Filosofia.

O interessado deve consultar o edital que traz os perfis e a formação pretendida para cada vaga, bem como os detalhes para a seleção.

A remuneração inicial é no valor de R$ 2.124,20, devendo ser ajustada conforme a Titulação e outras vantagens da carreira. A taxa de inscrição é de R$ 55.

As inscrições são on-line através do site www.ifpb.edu.br/concurso.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Maranhão: Cássio tem direito de estrebuchar

Em resposta a nova petição impetrada no Supremo Tribunal Federal pelo ex-governador Cássio Cunha Lima, no Agravo de Instrumento 760103 no Superior Tribunal Federal para rever a decisão e tentar suspender a posse do governador José Maranhão (PMDB), Maranhão afirmou que atitude é “jus estrebuchante”. “Não sou eu quem digo isso, é um termo latino que significa direito de estrebuchar”, ironizou.

Maranhão lembrou que todas as ações que o ex-governador tentou até hoje na justiça foram apenas meros expedientes procrastinatórios e que essa nova ação não vai ter nenhuma serventia, uma vez que José Maranhão já está exercendo o cargo de Governador do Estado.

Prefeito do PSDB e presidente do PMDB de São João do Tigre se unem em torno da candidatura de Wellington ao Senado

Pré-candidato ao Senado Federal, o deputado Wellington Roberto (PR) recebe novas adesões a todo instante e ainda alcançando a proeza de unir as oposições em torno de um projeto único.

Foi o que aconteceu, por exemplo, no município de São João do Tigre em que o prefeito da cidade Eduardo Jorge (PSDB) e seu adversário, o presidente municipal do PMDB, João Bosco, declararam apoio incondicional à candidatura do deputado ao Senado. Mesmo em lados opostos e defendendo projetos distintos, as duas lideranças não divergiram quando o assunto é apoiar o presidente do PR da Paraíba ao Congresso Nacional, desta vez na condição de Senador.

Eduardo Jorge e João Bosco agora se unem a uma trupe de mais de 60 prefeitos que abraçaram o projeto do nome de Wellington Roberto ao Senado Federal em 2010.


Fonte: PB Agora

Previdência própria: É preciso convencer os servidores


Como foi antecipado pelo portal Tribuna do Cariri, existe realmente o interesse da prefeita Edna Henrique em adotar o sistema de previdência própria no município de Monteiro.

Ontem, o líder do governo, Givalbério Ferreira, levou o advogado Eduardo Barros, especialista em previdência e proprietário de uma empresa que cuida da implantação do sistema nos municípios, para expor a idéia aos vereadores.

O advogado falou sobre as vantagens e desvantagens da previdência própria e disse que o município e os servidores públicos efetivos terão ganhos financeiros, se a Prefeitura deixar o INSS e criar a Monteiro Prev.

Ao final da reunião, o vereador Paulo Sérgio propôs a realização de audiência pública para ampla discussão da proposta. E arrematou:

- Convença os servidores municipais. Se eles acharem que é o melhor para a categoria, nós aprovaremos.

Além de Paulo Sérgio e Givalbério Ferreira, estiveram na reunião os vereadores Inácio Gabriel, Bião Nunes e Juraci Conrado.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Juntando os cacos

A ex-prefeita Fátima Fernandes informou que está iniciando um trabalho de reagrupamento do PMDB de São Sebastião do Umbuzeiro.

Na campanha de 2008 a família Fernandes rachou. O então prefeito Alexandre Fernandes concorreu com a sua tia Fátima e a divisão contribuiu para a vitória de Chico Neves.

Buscando reconstruir o grupo, Fátima Fernandes está voltando ao PMDB e reassumindo o comando.

Os prefeitos de Wellington: a história é outra


Embora o deputado federal Wellington Roberto contabilize sempre, nos encontros que realiza a presença de mais de 50 prefeitos “que seguem a sua orientação política”, a história real não é bem assim.

Um exemplo claro é o prefeito de Ouro Velho, Inácio Júnior. Enquanto o deputado diz que não vota em Ricardo Coutinho de jeito nenhum e tenta segurar o nome de Cícero Lucena na disputa estadual, o prefeito de Ouro Velho é um dos maiores entusiastas da candidatura de Ricardo ao governo da Paraíba.

Daí, percebe-se claramente que Wellington Roberto pode até ter muitos prefeitos que votam nele. Mas não seguem a sua orientação política.

Parece que as emendas não foram bem amarradas.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Conrado e Batinga: juntos em 2012?


Nos bastidores da política monteirense crescem a cada dia os rumores de um possível namoro político entre o vereador Juraci Conrado (PTB) e o deputado Carlos Batinga (PSC), principalmente em relação à campanha municipal de 2012.

Pelo que se comenta, esse namoro estaria ocorrendo sem qualquer contato entre os pretendentes. Trata-se do namoro por “transmissão de pensamento”, como existiu antigamente. E a transformação desse namoro em noivado para um futuro casamento, passaria pelo resultado das eleições de 2010.

Embora alguns achem quase impossível essa futura união, o lógico é que, na medida em que se distancia cada vez mais de João Henrique (com quem está rompido), Conrado fica cada vez mais perto de Batinga. Não é à toa que nos últimos meses tem sido muito estreito o relacionamento político entre Juraci Conrado e a sua colega Christianne Leal, a mais roxa e juramentada seguidora do deputado.

Pra completar, como em todo namoro que se preze existe a figura do “corta jaca”, por uma estranha coincidência o Assessor de Conrado, seu irmão Edvaldo Bezerra, é o articulador político no gabinete de Batinga.

Diante dos fatos e vendo a foto, dá pra se perguntar: poderão mesmo estar juntos em 2012?

Essa alma quer reza!


Ele não diz pra ninguém. Também tira de fininho quando alguém toca no assunto.

Mas todo mundo já percebeu que o Dr. Valério Vasconcelos, médico cardiologista, está pavimentando o caminho para a caminhada política.

No ano passado filiou-se ao PMDB de Monteiro. E agora passou a cumprir uma extensa agenda de reuniões na zona rural. Além de ocupar sempre espaços na mídia.

A única dúvida é se essa caminhada já estaria com o seu início programado pra 2012.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Oposição vibra no Twitter com artigo de FHC sobre Lula

Políticos do PSDB e do DEM vibraram no Twitter com o artigo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso publicado neste domingo (7) no jornal O Estado de São Paulo. O ex-presidente criticou as discussões pré-eleitorais que comparam a sua gestão (1995-2002) ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010).

O vice-presidente do Senado, senador Marconi Perillo (PSDB-GO), disse que assina embaixo às declarações de FHC.

- Faço minhas as palavras de FHC, mas, se os adversários quiserem comparar, sem mentir e sem descontextualizar, a briga é boa. Nada a temer.

O PSDB deverá lançar o governador de São Paulo, José Serra, na disputa contra a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, escolhida do presidente Lula. Uma das táticas dos petistas é polarizar a campanha e comparar os oitos anos do governo Lula com a gestão de FHC.

O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) elogiou o artigo de FHC.

- Desde o início, o art de FHC tem trechos memoráveis: "Lula passa p/momentos de euforia q o levam a inventar inimigos e enunciar verdades".

O também demo, o líder do partido no Senado, José Agripino (RN), postou que o artigo de FHC é “imperdível”.

Fonte: R7