Como em Monteiro respira-se política 48 horas por dia, a pré-campanha de 2012 já começou. Hoje, o cenário sugere três caminhos: o grupo do deputado João Henrique, o grupo de Carlos Batinga e o grupo independente do vereador Juraci Conrado.
Há quem diga que, a médio prazo, restarão dois grupos para a disputa: O do deputado João Henrique e um outro que surgirá da fusão de Batinga com Conrado. Os mais radicais já apostam que pela a oposição o candidato deverá ser mesmo Juraci Conrado, pois Batinga, sem a estrutura do governo estadual e numa suplência de deputado, poderá optar mesmo pelas suas atividades empresariais em Salvador passando a Conrado a responsabilidade de enfrentar o grupo de Edna e de João Henrique.
Os vereadores
Dos 9 integrantes da Casa José Ferreira Tomé atualmente, em termos políticos, Conrado estaria sozinho. Existem especulações que alguns vereadores da bancada oposicionista teriam mais facilidade de concretizar uma composição ou até mesmo uma recomposição com o deputado João Henrique do que fechar apoio a uma possível candidatura de Conrado a prefeita. Nos meios políticos comenta-se que até o final do primeiro semestre de 2011 os eleitores monteirenses poderão ter uma idéia mais aproximada de como ficará o quadro político na Câmara Municipal de Monteiro. Se até lá Conrado conseguir o apoio declarado de alguns colegas, a sua candidatura poderá ser fortalecida. No entanto, se João Henrique conquistar o apoio de alguns parlamentares que atualmente lhe fazem oposição, a pretensa candidatura de Conrado estará praticamente esvaziada.
Mistério
Está sendo um verdadeiro mistério a questão da indicação dos cargos locais e regionais sediados em Monteiro, integrantes da estrutura do governo estadual.
Através de entrevistas e declarações à imprensa, o vereador Juraci Conrado e outras pessoas que também votaram em Ricardo Coutinho garantem que o bolo será dividido e que eles terão considerável participação nas indicações.
Enquanto isso o deputado João Henrique, majoritário e único deputado na região, não diz uma só palavra sobre o assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário