sábado, 17 de julho de 2010

Eleições 2010: Equilíbrio nas bancadas em Monteiro


Iniciado o período da campanha eleitoral, mesmo sem os blocos já estarem nas ruas, nota-se uma divisão equilibrada na composição da Câmara Municipal de Monteiro, analisando-se a vinculação dos vereadores com os deputados estaduais que disputam votos em Monteiro.

A bancada do deputado João Henrique é formada por 3 vereadores: Givalbério Ferreira, Lito de Dona Socorro e Luiz Berto. Os 3 obtiveram nas eleições de 2008, um total de 2.658 votos.

O deputado Carlos Batinga comanda diretamente 3 vereadores: Inácio Teixeira de Carvalho, Raul Formiga e Heleno de Amadeu, que está substituindo Christianne Leal. Os 3 vereadores em exercício obtiveram em 2008, um total de 2.454 votos. Outro vereador que deverá apoiar Batinga é Bião Nunes (obteve 1.038 votos em 2008), mas não é ligado diretamente ao deputado e sim à ex-prefeita Lourdinha Aragão. Isto significa que ele deverá apoiar Batinga por uma indicação de Lourdinha, mas não é politicamente atrelado ao parlamentar.

E o deputado Quintans tem uma bancada composta por 2 vereadores: Juraci Conrado e Paulo Sérgio que, em 2008, somaram 2.363 votos.

Na campanha de 2006, para deputado estadual, em Monteiro, Batinga recebeu 6.381 votos, enquanto João Henrique obteve 4.958 votos e Quintans, 1.794 votos. Naquela eleição, Batinga disputou pelo PSB enquanto João Henrique e Quintans disputaram pelo PFL e a soma dos dois pefelistas (hoje democratas) superou o então pessebista.

Nas eleições deste ano, em termos partidários, Carlos Batinga vai disputar pelo PSC (coligado com o PMDB), enquanto João Henrique e Quintans permanecem no PFL - hoje DEM (coligado com PSDB e PSB)..

Nenhum comentário:

Postar um comentário