segunda-feira, 26 de julho de 2010

Promessas dos políticos

O eleitor que quiser acompanhar as promessas dos candidatos à Presidência nesta eleição de 2010 pode usar como aliado o blog Promessas de Políticos. Com um “promessômetro” logo no topo, o blog lista e enumera as falas e entrevistas de todos os presidenciáveis em que eles se comprometem em fazer ou resolver algo.

O promessômetro, atualizado pela última vez na terça-feira (20), indica que a candidata do PT, Dilma Rousseff, é a atual vencedora no quesito promessa, com 69 falas citando melhorias e mudanças que pretende fazer caso seja eleita. O tucano José Serra está em segundo por prometer 64 vezes. A candidata do PV, Marina Silva, promete menos e marca o placar de terceiro lugar com 45 promessas.

As categorias principais nos discursos dos candidatos denunciam o currículo de cada um. Dilma, ex-ministra da Casa Civil, tem como foco os setores de infraestrutura e economia. Como herança do governo Lula, a petista carrega em suas falas a continuidade dos programas sociais do governo, o que põe o setor social como número 1 em suas promessas.

Serra, ex-governador de São Paulo, Estado que se destaca pela participação no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, dá destaque a melhorias na infraestrutura e na economia. Também ex-ministro da saúde no governo FHC, Serra diz poder melhorar o setor.

Já Marina, senadora pelo Estado do Acre e ex-ministra do Meio Ambiente do governo Lula, tem suas propostas divididas entre o social, o setor político, e, claro, o setor ambiental.

O blog é mantido por três estudantes universitários gaúchos, que dizem ter o objetivo de listar e guardar as promessas feitas durante a campanha para que nenhum eleitor se esqueça e possa cobrar seu candidato depois de ele assumir o mandato.

Os blogueiros usam dados de diversos jornais, sites e meios de comunicação em geral. Eles definem promessa como “tudo aquilo que é ‘prometido’, ‘planejado’, ‘proposto’ ou ‘pensado’ pelos candidatos, relacionado a ações de governo”.

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário